Octávio Viana é o novo Presidente da ATM

 

 Comunicao Institucional
(19/10/06)-Octávio Viana é o novo presidente da Associação dos Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais (ATM) substituindo no cargo Horácio Piriquito. O novo presidente liderou a única lista de consenso candidata e os novos Corpos Sociais da ATM tomaram posse no dia 1 de Outubro p.p. para um mandato de três anos e assumem hoje, integralmente, a direcçäo.



Na direcção da associação, Octávio Viana terá como Vice-Presidentes, Paulo Pinto, administrador da DIF Broker e patriarca da Análise Técnica em Portugal e Narciso Ferreira de Carvalho, antigo Senior Adviser e Senior Financial Consultant do Banco Privado Edmond de Rotschild e da Merrill Lynch, Co-Fundador, Chairman, CEO e Director de empresas ligadas ao mercado de capitais, nomeadamente Personal Value, Futop e Deutsche Bank. Na gestäo da associação e nas relaçöes internas e externas, como secretário-geral, estará António Nogueira Costa, que possui elevada experiência profissional nas áreas de gestão, marketing e tecnologia desenvolvida essencialmente em entidades do sector financeiro, tendo desempenhado funções de administrador e Presidente do Conselho de Administração na Personal Value e na OK2Deal, respectivamente. Actualmente, é consultor independente nas áreas de gestão e marketing. Susana Moreira, gestora de negócios e investidora activa no mercado de capitais, ocupará o cargo de Tesoureira. Como vogais, a direcção conta com Afonso Pinheiro Torres, ilustre advogado, e António Correia de Miranda, médico, ex-director-geral do Hospital de Sto Tirso, que ocupou cargos públicos com vice-presidente da Câmara de Sto Tirso e foi sub-secretário da Educaçäo Nacional entre 1947 e 1951.



A direcção conta ainda com a colaboração de Luís Rocha, com um percurso profissional que passou pelo BPA, BNP Paribas e que actualmente é director-adjunto na Banca Privada do Banco Finantia; Alexandre Guedes Magalhães, com elevada experiência em marketing, ex-colaborador de grupos como BCP, Sonae e Einhell, estando actualmente em funções de Operations Manager no RRC Group na Hungria; e Maria João Viana, psicopedagoga.



Luís Nandin de Carvalho, professor catedrático, jurisconsulto especializado em Ciências Político-Económicas, que desempenhou elevados cargos públicos como assessor, secretário de estado, vereador, deputado e presidente de varios institutos públicos nacionais e internacionais, presidirá a Assembleia Geral, tendo como vogais, o investidor Alexandre Côrte-Real e o professor e investigador da UBI na área financeira Pedro Domingues de Almeida.



O Conselho Fiscal será presidido por Hugo Vieira, economista, membro do mesmo órgão na Orey Valores e ex-quadro da Deloitte, tendo como vogais, Eusébio Soeiro de Almeida, economista e empresário e Jorge Felício, ex-quadro do Grupo BCP e administrador da Proposta e Negócios, S.A.



De acordo com o seu novo presidente, a “ATM tem a intenção expressa de trabalhar em prol da defesa do investidor sobre o lema concordia res parvae crecent (trabalhar juntos para realizar mais), constante na nossa Declaração de Missao e Valores", sublinha Octávio Viana.



O apoio à criação de clubes de investimento, o aumento do número de sócios, a aposta na formação e na ministração de cursos certificados pela IFTA e pela Dorsey Wright University, a realizaçäo de seminários sobre o mercado de capitais e cursos de análise técnica e fundamental, a elaboração de listas de advogados para ajuda jurídica aos associados, a instituição de prémios com o objectivo galardoar bienalmente os que mais contibuiram para o desenvolvimento do mercado de capitais, promover uma maior aproximação com os reguladores e o governo com a integração da ATM no Conselho Nacional do Mercado de Valores Mobiliarios, um orgão consultivo do governo e a organização da Assembleia Geral da EuroShareholders em Portugal, são para Octávio Viana, os principais objectivos para este mandato.

 


Envie esta Notcia a Outro Destinatrio :